terça-feira, 6 de agosto de 2013

400 ANOS A. C. ALEGORIA DA CAVERNA DE PLATÃO E A SUA VIDA NO PRESENTE . OBSERVAÇÕES DO AUTOR...


 
imagine  prisioneiros desde o nascimento que vivem presos em correntes numa caverna e que passam todo tempo olhando  para a parede do
fundo que é iluminada pela luz gerada por uma fogueira. Nesta parede são projetadas sombras de estátuas representando pessoas, animais, plantas e objetos,mostrando cenas e situações do dia a dia..
Os prisioneiros ficam dando nomes às imagens, sombras neste caso, analisando e julgando as situações.
Imagine que um dos prisioneiros fosse forçado a sair das correntes para poder explorar o interior da caverna e o mundo externo. Entraria em contato com a realidade e perceberia que passou a vida toda analisando e julgando apenas imagens projetadas por estátuas. Ao sair da caverna e entrar em contato com o mundo real ficaria encantado com os seres de verdade, com a natureza, a cor do céu, arco íris, com os animais e etc. Voltaria para a caverna para passar todo conhecimento adquirido fora da caverna para seus colegas ainda presos. então, seria considerado
louco ao contar tudo o que viu e sentiu, pois seus colegas só
conseguem acreditar na realidade que enxergam na parede iluminada da caverna. Os prisioneiros o chamam de mentiroso, ameaçando-o de morte caso não pare de falar coisas impossíveis e ideias consideradas absurdas.
CONCLUSÃO DE PLATÃO

Os seres humanos tem uma visão distorcida da realidade. Os prisioneiros somos nós que enxergamos e acreditamos apenas em imagens criadas pela cultura, conceitos e informações que recebemos durante a vida. A caverna simboliza o mundo, pois nos apresenta imagens que não representam a realidade. Só é possível conhecer a realidade, quando nos libertamos destas influências culturais e sociais, ou seja, quando saímos da caverna.
OBSERVAÇÕES DO AUTOR: A realidade é exatamente assim, não é vista, vivemos um conceito de realidade. Quando um cientista sai para olhar o que tem lá fora, é considerado louco, isso significa todas as invenções do homem.
Uma realidade extra sensorial é ainda um pouco pior devido a transcendência do tempo, não existe um conceito, existe exatamente o mundo que não podemos ver em um estado normal de percepção. Esta realidade um dia será vista por todos nós e a vida deixará de ser sombras refletida na parede. Felizmente, as vezes, temos como escapar e  olhar a verdadeira realidade mas, nem sempre é possível contar exatamente o que foi visto, apenas parte da verdade... Mais ou menos 90% das minhas experiências pessoais só serão contadas em um livro, o texto é longo para ser divulgado na internet.
O tempo da consciência em níveis mais altos, corresponde de forma semelhante aos nossos sonhos onde  a verdadeira realidade é ausente de tempo e espaço. A realidade de fato, é muito diferente de tudo como se apresenta, você enxerga conceitos e tendências...Se você sair para ver o que tem lá fora, verá um mundo muito diferente... Aqui só é abordada uma mínima parte da realidade seja normal ou extra sensorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário